quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Transparência...

Fiquei pensando o que postaria essa semana, estava na maior piração para não deixar de postar. Sabe aquele papo de "encher linguiça", então, só que lembrei de uma coisinha. Que quando inventei essa história de blog, pela "zilhonésima" vez, a intenção era falar de mim mesma, de meus sentimentos, de descobertas, de alegria e de tristezas também, por que não?! ..falar de amor, de amigos, desta vida e da vindoura, nada haver com "encher linguiça". A idéia original era que isso seria uma espécie de baú, isso mesmo, como um baú! (Gostava dessas coisas, guardar bilhetinhos, flores recebidas, deixa-vá-as a muchar para prendê-las em qualquer livro, essas coisas... Mas com o passar do tempo não consegui mas mantê-los, sempre me faltava espaço, além da falta, tenho aquela neura de fazer um faxinão e jogar fora o que toma meu espaço "desnecessariamente". Hoje a diferença e vantagem é que o blog não toma espaço, e para o meu caso, isso é ótimo!
Voltando para a história do baú, a idéia não é que seja secreto. E sim um baú com conteúdo que valesse apena perder um tempinho bisbilhotando. Onde eu, amigos e curiosos pudéssemos apreciar, quem sabe uma boa história; ler um trecho de um bom livro; ou parar para analisar a letra de uma boa canção, em vez de apenas cantarolá-la...ou simplesmente parar pra ler pensamentos de um ser pensante em surto ou em plena normalidade (dependendo do dia). E falando nisso...os pensamentos desta semana estão voltados para um única palavrinha "transparência" - que 'é a propriedade de ser transparente, isto é, que permite passar luz.'.
Que negócio difícil, mas é exatamente isso que a Vida está me exigindo, TRANSPARÊNCIA. Sem esse ingrediente a vida é mascarada e amarga. A lição é: Ser transparente é não ter o que esconder, é não temer a sua verdade, seja ela qual for. É viver sem máscara, é sair da vida teatral e encarar a vida real. É não ter reputação, mas consideração por si mesmo e pelos outros. É sair do escuro, é correr da escuridão. É andar na luz, andar na contra-mão. Ter uma vida às claras; é não ter bicho papão, é viver ensolação. Trata-se de um estilo de vida, uma escolha que poucos optam. É escolher uma vida que é vívida na real, sem reservas e sem direitos recheados de justiça própria; sem as manhas e sutilezas de um ego que comanda. É ser amigo, irmão, pau pra toda BOA obra; é ser um pouquinho de Deus... para mim o desafio continua... 

"estou em obras...um dia essa casa será perfeição" #palavrantiga

E a tralhada no baú vai se acumulando...*
                                              
                                            
A máscara

Dores que ferem corações de pedra,
E onde a vida borbulha e o sangue medra,
Aí existe a mágoa em sua essência.


No delírio, porém, da febre ardente
Da ventura fugaz e transitória
O peito rompe a capa tormentória
Para sorrindo palpitar contente.


Assim a turba inconsciente passa,
 Muitos que esgotam do prazer a taça
  Sentem no peito a dor indefinida.


E entre a mágoa que masc’ra eterna apouc
A humanidade ri-se e ri-se louca
No carnaval intérmino da vida.


                                           Augusto dos Anjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário